-
Arquitetos: Grau Architects
- Área: 90 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Matej Hakár
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Café Výklad está localizado em Banská Bystrica, no térreo de uma casa que passou por diversas reformas ao longo do tempo. A última renovação introduziu um elemento em gesso no volume principal, impactando consideravelmente o conceito geral do espaço. Assim, a principal intenção foi restabelecer as proporções originais, destacando as qualidades arquetípicas da casa e complementando-as com novos detalhes e elementos.
Conforme sugere o próprio nome, as características dominantes do café são suas grandes aberturas envidraçadas, as vitrines, que proporcionam uma generosa entrada de luz natural. Cada abertura atrai os pedestres com uma atmosfera ligeiramente distinta. A primeira destaca-se por uma bancada de vidro e concreto, onde ocorre a principal atividade do café. A segunda chama atenção pelo logotipo central em neon. A última vitrine se destaca como uma área principal de encontro, cercada por um "oásis verde" aparentemente infinito.
Os imponentes pendentes suspensos, feitos de folha de alumínio na cor bordô, formam padrões reproduzidos em outros elementos do projeto. Esses lustres funcionam como um lembrete do espaço original, preservando a simetria geral da disposição dos objetos. O interior foi aberto de fechamentos desnecessários; contudo, vários resíduos antigos, que refletem a evolução do tempo, foram expostos. Por exemplo, paredes e teto exibem camadas antigas pintadas apenas com um revestimento transparente. Esse caráter bruto representa a estratégia geral de projeto.
A suavidade do interior é proporcionada pelo acabamento em argamassa de concreto, tingido de rosa. O contraste é obtido através da renovação de móveis antigos em diálogo harmonioso com novas peças de compensado de faia clareado. O projeto original dos banheiros foi mantido, pintado na cor bordô, servindo como base para novas ilustrações e objetos espaciais criados pelo designer Emil Taschka e aplicados ao revestimento original.
A iluminação é parte integrante do projeto, oferecendo diversos níveis de intensidade e princípios luminosos que contribuem para a atmosfera geral do café. O espaço é complementado por pinturas dos artistas David e Marta Javorsky.